Blog

Como Conciliar Maternidade e Trabalho?

22/10/2019 publicado por: ahsako

Durante décadas, mesmo séculos, as expectativas foram colocadas sobre mulheres e mães para criar o lar perfeito para sua família. Tradicionalmente, as mães deveriam criar os filhos e cuidar das tarefas domésticas. No entanto, o papel das mães em casa mudou e continua mudando.

Muito embora a igualdade entre homens e mulheres ainda esteja distante do ideal, pode-se dizer que de modo geral, a sociedade deu alguns passos para sua diminuição.

Cada vez mais as mulheres investem tempo estabelecendo suas carreiras, antes de terem filhos, por exemplo.

Contudo, a divisão do tempo entre uma carreira e uma família resulta em um extenuante ato de malabarismo para muitas mulheres. Com tantas demandas em seu tempo, muitas mães consideram deixar a força de trabalho e ficar em casa com seus filhos. Embora existam mulheres que sacrificam suas carreiras para passar mais tempo com os filhos,  fato é que também existem mulheres que sacrificam tempo com seus filhos para sustentar sua família.

Ambos os cenários têm seus próprios desafios, pois muitas mães acham difícil equilibrar todas as suas responsabilidades.

Afinal, como conciliar maternidade com o trabalho? Não te darei as respostas, pois sei que há diferentes casos e realidades, no entanto, dentro da minha visão de mundo e experiência de vida, lhe darei alguns conselhos. Confira!

Maternidade e trabalho: conte com o companheirismo do pai

Não tente ser a “Supermãe”, aquela que dá conta de tudo sozinha. É importante que seu companheiro, pai do bebê, participe ativamente, dividindo as tarefas de casa e de pai, claro.

Há uma frase que diz mais ou menos assim: “Pai é pai, não ajudante de mãe”. Isso mostra o quanto é importante a conscientização do pai para que ele seja de fato, parceiro.

Sendo assim, nada de se angustiar pelo fato da casa “ficar suja”, ou não ter tido tempo para lavar a louça.

Defina prioridades e procure supri-las em um ritmo que não seja desenfreado.

Maternidade e trabalho: aproveite seus dias de folga com ou sem o bebê

Com o tempo, você poderá deixar o bebê também em um berçário, creche. Mais pra frente, ele irá frequentar a escola.

Ou seja, ele já terá iniciado a vida social e você poderá tirar momentos para si mesma, o que também é importante.

No entanto, é obvio que você também incluirá seu filho ou filha nos passeios.

Aproveite este tempo fazendo coisas que gosta, descontraindo e distraindo a mente.

Lembre-se que além de mãe e de ter uma carreira, você também poderá ter um relacionamento. Não o deixe de lado, e aproveite também para compartilhar momentos a dois.

De tudo o que foi dito, podemos concluir que, apesar de desafiador, é plenamente possível trabalhar, ser mãe e ter um relacionamento. Um coisa não anula a outra, ao contrário, tudo deve ser visto como elemento agregador.

Certamente, ao dosar as diferentes esferas e papeis sociais, você verá que irá fortalecer sua família. Agora me diga, você também enfrenta este desafio?

Você é mãe e trabalha fora? Quais as maiores preocupações e dificuldades que você costuma enfrentar?

Tags: #Mãe #Maternidade #Trabalho