Blog

Por que a curva de crescimento da criança deve ser monitorada?

04/02/2021 publicado por: ahsako

Você sabia que é possível detectar precocemente, possíveis problemas de saúde nas crianças e evitá-los, por meio do monitoramento da curva de crescimento?

Ao observar o quanto seu bebê está crescendo, bem como ganhando peso, temos como identificar a tendência e prevenir a obesidade infantil, por exemplo.

Para te mostrar o quanto a curva de crescimento é importante para a saúde de seu bebê, selecionei alguns tópicos a seguir. Já compartilha com suas amigas que são mães! 

O que é curva de crescimento?

Se trata de um padrão internacional estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O objetivo é o acompanhamento do estado nutricional das crianças, bem como o crescimento.

Como ela é calculada?

O cálculo  das curvas de crescimento leva em conta a idade da criança e algumas variáveis, tais como o peso, a altura e o perímetro da cabeça.

As curvas entre meninas e meninos são iguais?

Um fator diferencial em relação às crianças é o gênero, ou seja, meninos e meninas possuem diferentes padrões de crescimento, portanto, não apresentam a mesma curva.

Procure sempre verificar junto ao médico/pediatra, quais os indicativos em relação às curvas de crescimento. Ao ser monitorada, a curva de crescimento mostrará se o bebê está evoluindo normalmente em seu peso e tamanho e, caso seja detectado algo fora dos padrões, será possível adotar as medidas necessárias de forma ágil. 

No link abaixo, você tem acesso a uma tabela com as medidas do bebê, de acordo com os meses, confira:

Clique aqui

Dúvidas sobre o tema? Deixe nos comentários! Até a próxima!

Tags: #bebês #curva de crescimento